Arte e beleza
Antonio F. Costella
“Para apreciar a arte: roteiro didático”
Pontos de vista importantes que devem ser considerados na
Apreciação da Obra de Arte
Piet Mondrian
1) Ponto de vista Factual
Sob este ponto de vista, o conteúdo da obra de arte é aquilo que ela representa, ou seja, aquilo que ela objetivamente exibe. A apreensão do conteúdo factual se concretiza simples e tão somente pela identificação, em nível meramente descritivo, dos elementos que compõem a obra.
A dificuldade se apresenta quando a obra é composta por elementos, situações ou contextos estranhos ao observador.
“A boa e completa apreensão do conteúdo factual é o primeiro passo para entender a obra de arte. O importante é abrir os olhos e ver. Ver com atenção.
Ou ouvir, quando se tratar de música.”
1
18/09/2014
2) Expressional
Kandinski
É a parcela do conteúdo da obra de arte que mexe com o sentimento do observador. Detalhe: é atributo da obra, e não do observador. É o artista, com sua competência, que consegue induzir no observador um sentimento escolhido e habilmente desencadeado.
Em todos os movimentos artísticos há alguma forma de ligação entre a obra e o sentimento do espectador. A obra funciona como um gatilho que dispara uma reação em nível psíquico. Quando o disparo acerta o alvo do sentimento, podemos ter certeza de que o conteúdo expressional da obra foi absorvido pelo expectador.
Paul Gauguin
2
18/09/2014
Paul Gauguin
Portinari
Retirantes (1944)
3
18/09/2014
3) Técnico
A partir deste ponto de vista, a obra é fruto dos elementos materiais e imateriais utilizados pelo artista para realizá-lo. É a tela e a competência necessárias para pintar, é a madeira e a habilidade do escritor do escultor, é o piano e o engenho musical, é a palavra e a inspiração poética... É, enfim, o material utilizado — seja tela, madeira, piano ou palavra — e o conhecimento da teoria, isto