arte rupestre
Aspectos Culturais:
As realizações culturais fenícias foram notoriamente impulsionadas pelas necessidades econômicas, haja vista que o comércio marítimo era a principal fonte de enriquecimento dos fenícios, diante de tal realidade, as embarcações fenícias entravam em contato com diversas culturas, sendo assim, uma espécia de "civilização globalizadora" do mundo antigo. Devido a Persas
Persas
Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia).
Aspectos economicos:
Na economia persa o que mais se destacou na economia foi a agricultura, pois cultivavam diversos produtos, como: Frutos, cereais e flores.
Na indústria se destacava a fabricação de tecidos de luxo, armas, joias, móveis finos, entre outros.
O comercio persa se se estendeu até a Fenícia, Egito e Índia pelo mar, reduzindo assim as operações ao intercâmbio com produtos naturais e manufaturados.
A administração principal do Império Persa não determinou uma política econômica uniforme para seus grandes domínios. Cada região conquistada continuou exercendo suas atividades de costume, embora a política imposta pelo império e a construção de grandes estradas servissem como incentivo ao maior intercâmbio comercial entre as diferentes regiões. Os persas praticavam diversas atividades que são realizadas até hoje, entre elas esta a mineração de pedras preciosas e metais, metalurgia, agricultura, artesanato, pesca, entre outros. Além disso, criaram a moeda corrente no território persa (o Dário, que era cunhada em ouro), construíram estradas de pedra e também eram excelentes comerciantes.
Aspectos políticos.
A política no estado persa era toda mandada e feita pelo rei ou imperador, soberano absoluto que mandava e controlava todo império. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito de deus. Um dos mais importantes imperadores