Arte Românica
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o tema a arte românica. Dentro deste tema irei abordar o contexto histórico em que se desenvolveu esse estilo, qual foi o período abrangido, os locais em que se desenvolveu.Descreverei mais a fundo o estilo românico propriamente dito e uma de sua principais obras: a Igreja Saint- Sernin de Toulouse.
2
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - CONTEXTO HISTÓRICO
Os homens que primeiro encararam a história da arte como uma evolução de estilos, partiram da convicção de que a arte da Antiguidade se desenvolvera em direção a uma fase culminante, a arte Grega, desde a época de Péricles (séc. V a.C) à de Alexandre Magno
(séc. IV a.C). A esse estilo chamaram Clássico (isto é, perfeito). Tudo que o precedera recebeu o título de Arcaico, antiquado, ainda não clássico, mas rompendo na direção certa.
Foi gradualmente no século IV, que o enfoque da arte sofreu uma mudança. As estátuas de deuses de Fídias tinham ficado famosas em toda a Grécia como representações dos deuses. As estátuas dos grandes templos do séc. IV granjearam reputação mais em virtude da sua beleza como obras de arte. Os gregos educados discutiam agora pinturas e estátuas como discutiam poemas e teatro; elogiavam sua beleza ou criticavam sua forma e concepção. Nos séculos subseqüentes ao século I d.C os gregos romperam os rígidos tabus do primitivo estilo oriental e empreenderam uma viagem de descoberta a fim de acrescentarem às imagens tradicionais do mundo uma quantidade cada vez maior de características obtidas através da observação. Mas suas obras nunca se parecem com espelhos onde se refletem todos os recantos. Elas ostentam sempre o cunho do intelecto que as criou.
Do século I a IV d.C o domínio de Roma, que se tornou senhora do mundo, fez em certa medida, a arte mudar. A maioria dos artistas que trabalhavam em Roma era grega, mas a eles foram confiadas diferentes tarefas e eles tiveram, por conseguinte, que se adaptar aos novos métodos. A mais