Arte Romana
A arte está presente na vida humana desde os tempos antigos, é uma manifestação de culturas e, através dela, podemos identificar alguns costumes dos povos que já habitaram a Terra. Na antiguidade, as artes mais comuns eram pinturas (que simbolizavam, na maioria das vezes, acontecimentos ou cultos religiosos) e esculturas (que normalmente representavam deuses) e também a arquitetura, existiam características específicas de cada povo em suas construções. Na idade média, a arte foi bastante influenciada pela igreja católica: as pinturas, esculturas, livros e construções eram orientadas pelo clero católico.
História da Arte Romana
A Arte Romana se destacou no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C., foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Um exemplo disso é a própria mitologia romana, muito parecida com a mitologia grega.
A queda da monarquia etrusca cedeu lugar ao regime republicano, em 509. E a partir dai que os historiadores estabeleceram como o inicio da arte primitiva romana, assim como designam a conversão ao cristianismo do imperador Constantino e a mudança da capital do Império para Constantinopla, no ano 330, como o final deste período artístico.Costuma-se a dividir a arte romana em duas partes: A Roma Republicana e a Roma Imperial.
As manifestações artísticas limitavam a cidade de Roma, mas aos poucos expandiram-se pela Itália e pelo Mediterrâneo e receberam influencia da cultura grega. A arte romana tem como principal característica a diversidade de estilos, ao contrário de outros povos, que retratavam seus imperadores, os romanos procuravam representar todos os habitantes do amplo Império, desde a classe média até os próprios escravos.
E com o reconhecimento da religião crista, o paleocristianismo passa a ocupar o lugar das manifestações que o precederam. Suas formas primitivas remontam ao século III. Porém, a temática pagã romana persistiu durante séculos,