arte primitiva
Resumo da aula:
De todas as espécies zoológicas, só o Homem não pode sobreviver adaptando-se ao meio natural.
Teve de esforçar-se para adaptar o meio ambiente a suas próprias exigências.
O Trabalho é a atividade consciente e social nascida da possibilidade de comunicação e ajuda espontânea entre os membros da raça humana.
O Trabalho constitui o instrumento mediante o qual o Homem atua sobre o ambiente natural.
Os órgãos especializados do Homem, a mão com polegar livre e o sistema nervoso desenvolvido, não lhe permitem procurar diretamente seu alimento em determinado meio natural.
Porém, lhe permitem a utilização de instrumentos de trabalho e, graças ao desenvolvimento da linguagem, o esboço de uma organização social que assegura a sobrevivência da raça humana em número indeterminado de ambientes naturais.
O trabalho, a organização social, a linguagem e a consciência são, portanto, as características próprias do Homem, inseparáveis e mutuamente determinadas.
Sem os instrumentos de trabalho o Homem não pode produzir, ou seja, conseguir todo o alimento necessário para a sobrevivência da espécie.
Aparecem, de início, como uma prolongação artificial de seus membros naturais, tais como estacas, pedras talhadas, ossos pontiagudos e lanças.
A pré-história e a etnologia classificam os povos primitivos de acordo com as matérias primas com que fabricam seus principais instrumentos de trabalho.
Progressivamente, da repetição contínua de gestos de trabalho idênticos se vão deduzindo técnicas produtivas.
O descobrimento técnico mais importante da pré-história humana foi, sem dúvida, o da produção e conservação do fogo.
Inúmeros mitos e lendas testemunham uma idade sem fogo, seguida de uma época durante a qual o homem, ainda que conhecendo-o, não havia aprendido todavia a conservá-lo.
Todos esses mitos indicam a importância capital que o descobrimento de uma técnica de produção do fogo representou nos primeiros tempos da