Arte, património e tradição do Algarve
Algarve
Trabalho realizado por:
Mariana Leston nº13
Índice
Introdução 2
A Arte Patrimonial e Material 3
Arte Imaterial 10
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Pretendo com este trabalho mostrar as maravilhas e as riquezas de um dos distritos mais visitados de Portugal, se não o mais visitado. Quero provar que não é preciso sair do país para saborear de uma bela paisagem, de umas belas iguarias culinárias e de umas belas praias, basta você querer para conseguir ir a este maravilhoso sítio.
E este do qual tanto falo chama-se Algarve.
A Arte Patrimonial e Material
O património, palavra que vem do latim patri ("pai") e monium ("recebido"), historicamente quer dizer herança.
Assim o património é o conjunto de bens e direitos pertencente a uma pessoa ou um conjunto de pessoas, física ou jurídica.
O património do Algarve é enorme tanto em monumentos como em praias, lindíssimas paisagens e iguarias culinárias da mais saborosa que há, mas por agora vou-lhe mostrar alguns monumentos:
Igreja da Nossa Senhora de Graça de Sagres Fortaleza de Sagres
A Fortaleza de Sagres foi mandada construir por Infante D. Henrique, o Navegador.
No seu interior é importante destacar a Igreja da Nossa Senhora de Graça de Sagres, que foi gravemente afetada pelo terramoto que ocorreu em 1775, foi em parte reconstruída e foi acrescentado a sacristia e o campanário.
O portão monumental é do estilo neoclássico, encimado por um escudo de armas no frontão e uma placa referindo então o presidente do Algarve, D. Nuno José Moura em 1793.
Pelo lado de dentro do portão pode ser vista uma lápide em memória ao Infante D. Henrique, colocada por volta de 1840.
Várias edificações históricas podem ser vistas no terrapleno da fortaleza, diversos quartéis e edificações como a torre cisterna – provavelmente fruto do projeto henriquino,