Arte Participativa
Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Artes e História I
O Legado da Antiguidade Clássica
Juiz de Fora
2015
O Legado da Antiguidade Clássica
Trabalho de avaliação da disciplina Artes e História I
Juiz de Fora
2015
A arte é uma das formas de classificarmos os costumes, crenças, ideais estéticos, filosóficos e até mesmo, comunicativos. Por ser um fenômeno mutável, a arte movida pela vontade, desejo ou necessidade de um determinado povo, abarca infinitas possibilidades de representações que nos permite identificar algum momento da história da humanidade. Portanto podemos concluir que a arte é a representação cultural de determinado povo.
No período denominado “Antiguidade Clássica” houve duas civilizações que contribuíram em vários aspectos para o desenvolvimento da cultura ocidental. A civilização grega e a civilização romana. Os ideais gregos de perfeição, o culto ao corpo, ao belo, foram uma das coisas que esta civilização nos deixou como legado no âmbito artístico. Assim como o desenvolvimento da literatura, filosofia e planejamento urbano. No âmbito artístico, o culto ao belo deste povo influenciou as civilizações ocidentais como um todo. Através da busca da perfeição corporal e arquitetônica, eles desenvolveram perfeito conhecimento do corpo e da proporção, os permitindo a fazerem imagens e monumentos cada vez mais belos.
A civilização romana, por sua vez, pela sua característica expansiva, habitava um vasto território, fazendo com que a sua produção artística fosse variada. Com a expansão do império, os romanos se enriqueciam artisticamente por assimilar outras culturas, fazendo assim uma espécie de aprimoramento de algumas técnicas aprendidas durante a conquista de territórios. As maiores contribuições da civilização romana para o ocidente foram os arcos, novas técnicas escultóricas e de pintura. Um importante ponto da arte romana é que ela não era apenas para uma