Arte nos séculos xix e xx no brasil - o romantismo
O ROMANTISMO
O termo Romantismo deriva da palavra romance, gênero da literatura que estava na moda na Europa durante a segunda metade do século XIX. O Romantismo, como arte, surgiu na Inglaterra, e suas características artísticas foram: emoção, paixão e fantasia, com temas dramáticos e sentimentos inspirados na literatura e na história.
O sentimento do presente era frequente no Romantismo, e o patriotismo era forte, pois os países europeus estavam unificando-se. O estilo reagiu ao Neoclassicismo, racional e padronizado, utilizando maior criatividade em suas obras artísticas.
Os temas dos quadros desse período mostram exaltação nacional, linhas em diagonal e contraste claro-escuro, conferindo tensão e dramaticidade às imagens
Com a Independência do Brasil, algumas transformações aparecem na sociedade brasileira como, por exemplo, abloição da escravatura, proclamação da República, industrialização e crescimento da economia. Assim, surgem novidades nas artes como o processo de euforia chamado de Belle Époque.
Na arquitetura o Ecletismo e o Art Nouveau serão reponsáveis pelas características dos luxuosos edifícios construídos com as riquezas proporcionadas pelo café, pela borracha e pela industrialização.
Nas artes plásticas, acontece outra manifestação artística nesse período: a caricatura ,que ocupará um lugar importante no Brasil.
ECLETISMO
O ecletismo, estilo arquitetônico que aceita misturar numa única construção vários estilos trazidos da Europa, dominará a arquitetura desse período. Observe algumas construções ecléticas:
Teatro Amazonas (Manaus)
Teatro José de Alencar (Fortaleza)
Um fator que caracterizou o Ecletismo no Brasil foi a utilização do ferro. Esse material se tornou de grande importância na Europa após a Revolução Industrial, pois permitiu construções mais rápidas e funcionais resolvendo, assim, as necessidades sócio-econômicas.
O Brasil passou a importar, então,