ARTE NO COTIDIANO
Tantas artes se passam por nós a cada dia, e nem notamos, nem se quer paramos para admirá-la. Não basta ir a uma exposição de artes para encontrar belas demonstrações de artes, e sim sair da sua própria casa, nas ruas, até mesmo dentro de nossas casas encontramos artes, e nem notamos.
Nosso olhar é totalmente alienado á nossas preocupações rotineiras, e esquecemos o verdadeiro sentido da vida, e observar esses sentidos. Talvez nossa falta de valorização da cultura, pois, tudo ao nosso redor pode ser arte, imagens, desenhos, propagandas, um simples grafite, tudo isso é nossa arte do cotidiano, que tal notarmos mais nela?
Com esse trabalho não só vocês mas todo o grupo, vamos abrir mais a nossa alma para arte, para expressão, para cada sentimento que possa nos tocar através dela.
DESENHOS INDIGENAS
"Por quê você pinta seu corpo ?" - perguntou um missionário europeu a um índio.
"E você ? Por quê não se pinta ? Quer se parecer com os bichos ?" - respondeu o índio
Os significados dessas pinturas são os mais variados onde cada etnia tem suas próprias representações e simbologias. Por exemplo: Temos pinturas que são utilizadas em comemorações, outras são rituais sagrados. Há aquelas que demonstram sentimentos desde os mais felizes até os revoltados e indignados pelos diversos problemas que enfrentam, mas o importante é saber que cada povo tem suas pinturas próprias e cada uma dessas pinturas tem um significado único, de acordo com a expressão cultural de cada um desses povos.
ARTE AFRICANA EM SUAS CASAS.
A África é um continente cheio de curiosidades e costumes interessantes, estampados por todos os lados. Um deles vem do grupo étnico Ndebeles, da África do Sul e Zimbábue, que tem o costume de pintar, ou melhor, estampar suas casas com muitas cores e formas marcantes.
Pouco se sabe sobre as casas, mas aparentemente tiveram origem na tribo nguni, composta por quase dois terços da população negra da África do Sul.