Arte na pré-história
Introdução
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. Foram inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi-se criando e desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases:
Período Paleolítico: No período Inferior encontram-se apenas pedras de formas belas e particularmente delineadas. No período Superior surgem as pinturas rupestres em imagens, representando animais e o cotidiano nômade de caças.
Período Mesolítico: Nesta fase, além da expressão naturalista, há pinturas que registram novos temas como danças e rituais em grupo.
Período Neolítico: Neste período o homem torna-se sedentário, é o surgimento da cerâmica e da arquitetura, a arte assume característica em blocos de pedras ao ar livre.
Arquitetura
Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região.
Escultura
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos. Durante o período neolítico os grupos humanos já dominavam o fogo e passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície.
Pintura
As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido, todas representando o cotidiano humano da época.