Arte na pré-história
Jequié – Bahia
Março – 2012
Introdução:
Consideramos arte pré-histórica toda manifestação que se desenvolveram antes das primeiras civilizações e antes da escrita. Uma das mais fascinantes fases da historia humana. Tudo que sabemos hoje, sobre a arte na pré-história, é o que foi descoberto por antropólogos e historiadores que ajudaram a reconstruir a cultura do homem. A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à idéia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante.
Desenvolvimento:
Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em suas paredes, representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras; os cientistas estudam esses objetos e pinturas, e conseguem saber como viviam aqueles povos antigos.
A arte desta época é freqüentemente animalesca, exceto algumas estatuetas que representam corpos femininos muito estilizados, e as figuras de animais são mais simbólicas.
O período mais antigo é caracterizado por formas geométricas, por silhuetas de animais desenhadas com os dedos nas paredes argilosas úmidas e por mão pintadas em negativos sobre um fundo vermelho ou negro. Esta arte é principalmente caracterizada pela intensidade dramática do movimento; o artista não procurava dar as formas reais, mas esquemas, por sinais e símbolos, e outros meios de expressão artística é a cerâmica e utensílios.
A arte pré-histórica é naturalista e sensorial; a arte primitiva é racional, ou seja, um artista pode pintar uma árvore sem vê-la. A Pré-História se divide em quatro fases :
Paleolítico – Pedra lascada;Mesolítico ;Neolítico;Idade dos metais – descoberta do cobre, bronze e ferro.
Paleolítico (pedra antiga)- A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra