Arte na mesopotamia
2. Introdução
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios".
1.4 Localização
Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
1.5 Povos
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
1.6 Religiosidade
Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, adoravam várias divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. A maior parte dos deuses tinham características antropozoomórficas. Isto significa que eram representados em forma humana e animal. Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Representavam elementos da natureza, como o vento, a água, o sol, etc. Cada cidade tinha um deus próprio e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.
2. Arquitetura O edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate, depois muito copiado pelos povos que se sucederam na região. Era uma construção em forma de torre, composta de sucessivos terraços e encimada por um pequeno templo.
2.1 Material utizado
Adobe, material de construção mais importante desta civilização. Os mesopotâmicos também fizeram a cozedura da argila para obter terracota, com a qual fizeram cerâmica, esculturas e tábuas para a escrita.
2.1.1 Adobe
O