Arte Na Idade M Dia4
A Arte da Idade Média – PARTE I – Roma Ocidental
Qual homem que enxerga maravilhas em sonhos e uma vez acordado retém na memória apenas a impressão de haver divisado maravilhas, sem que o todo dela lhe retorne à mente? – assim comigo ocorreu. (ALIGHIERI, 2004, p.335)
Em meio a um período de incertezas, o poeta Dante Alighieri (1265 – 1321) viveu seu próprio inferno, dividido entre a Cultura Clássica da Antiguidade e a Cultura do Cristianismo do final da Idade Média; em meio às injustiças sociais de sua época e à busca por sublimidade espiritual e ética; e seu sofrimento, pela perda de sua amada Beatriz. Estruturado na forma épica, o poema foi escrito em Italiano e teve fundamento filosófico. Na história, Dante é levado por Virgílio, seu autor clássico preferido, do purgatório ao Paraíso, onde encontra seu grande amor. A obra projetou o pensamento a respeito dos conflitos espirituais do homem do final da Idade Média, na dualidade entre a razão e a fé, e antecipou o pensamento Humanista do Renascimento.
Prolongada por dez séculos, a Idade Média teve início em 476, quando o Império Romano Ocidental caiu em poder dos bárbaros. E, embora não haja um consenso, estima-se que a tomada de Constantinopla (atual Istambul) pelos Turcos, em 1453, e o término da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, tenham marcado o fim desse período, considerado o mais longo da História. Pode-se levar em conta duas fases dessa época, a Alta Idade Média, até o século XI e a Baixa Idade Média, do século XI ao XV, embora há historiadores que consideram três fases. A Arte Ocidental de então se apresentou principalmente em dois estilos, o Românico e o Gótico. Em Roma Oriental, por sua vez, floresceu um estilo único e belo, a Arte Bizantina, que será explorada mais adiante.
Arte Românica ou Estilo Românico – séculos IX a XIII
Os séculos que se seguiram à queda de Roma foram de incertezas, em meio ao declínio do mundo antigo e o desaparecimento quase