Arte Na Am Rica
ARTE NA AMÉRICA
Profª Regina Dinamar do Nascimento Silva
Aluno: Ramon Silva ferreira
5º Semestre Artes Visuais- noturno
São Paulo 2014
ARTE NA AMÉRICA
Há um grande diálogo entre as obras, que passa pelo sol,lua,peixe,barco,estrela,linguagem escrita, linhas que fazem a divisão do espaço, e a maior diferença é o emprego das cores, pois transforma o quadro, mesmo se utilizando da mesma tecnica de desenho, as cores dão à obra uma maior visibilidade no tocante ao olhar do expectador. Tudo gira em função da prosperidade, do desbravamento, da corrida contra o tempo e na busca do desconhecido, que nos leva a procurar os caminhos para o crescimento, o mero equivalente é para mim as formas que ambos conduzem e nos separa de um extremo ao outro através da obra.
Riviera usa um traço mais suaves, linhas mais tênues, semblantes mais sóbrio, mas preservando a estética da obra.
Orozco prefere nesta obra ocultar mais os sujeitos, mostrando mais a ação e dando força a expressão da idéia.
Siqueiros já prefere a expressão para demonstrar a ação, tornando óbvia a batalha e a luta dos menos favorecidos, expressando a angústia como foco principal da obra. A semelhança é a critica social, demonstrando ali todas as inquietações e frustrações dos artistas, a indignação com os acontecimentos, a tristeza, e o fardo pesado que eles viviam na época.
Por perceberem que os menos favorecidos eram impedidos de ter acesso ao conhecimento, tornando-os menos inteligentes, através da arte feita em mural e cada artista com suas idéias fundamentadas no comunismo de um modo geral, mostrava e dava acesso ao povo a completa indignação,desespero,fadiga e opressão que eles vivenciavam naquele momento, e por ordem do Ministro da Educação Pública do período pós-revolucionário José Vasconcelos, a mola mestre deste movimento, iniciando e colocando à