Arte literária
Série: 8ª
Dieta saudável Alimentação Saudável
Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos.
Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.
O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.
O que é a Pirâmide Alimentar?
Flexível e cheia de opções, a Pirâmide Alimentar pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes.
Diretrizes:
Coma uma diversidade de alimentos.
Mantenha um peso saudável.
Escolha uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada.
Escolha uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos.
Use açúcar com moderação.
Use sal com moderação.
Se consumir bebidas alcoólicas, beba com moderação.
O que há na Pirâmide Alimentar? Todo alimento imaginável!
A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável: variedade, equilíbrio e moderação.
Variedade: Não há um único