Arte grega
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes, pois suas esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela sua perfeição e beleza. Eles buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
A arte egípcia foi uma arte dedicada à morte, pois eles acreditavam em Deuses que com o seu poder poderiam interferir na vida humana. Eles acreditavam na vida após a morte e achavam que essa vida podia ser mais importante do que a vida do presente. Dessa forma, a arte egípcia concretizou-se, desde o inicio, nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados junto aos mortos e a sua arquitetura está voltada a construções mortuárias.
A arte grega liga-se a inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem – estar do seu povo. A arte grega é voltada para vida presente, pois contemplavam a natureza. O artista grego ele tenta exprimir suas manifestações através da arte na busca da perfeição ele cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, equilíbrio, a harmonia ideal. E suas características eram o racionalismo, amor pela beleza, interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “medida de todas as coisas”, e a democracia. Desde 1550 a.C até 30 a.C, foram criadas varias formas de artes, desenvolvidas pelos gregos, que vão das mais simples ate verdadeiramente monumentais, como templos, estátuas em tamanhos reais.
As mais importantes formas artísticas
1 escultura
2 cerâmica
3 arquitetura
As esculturas gregas transmitem uma forte noção do realismo, pois os escultores gregos utilizavam recursos e detalhes, para aproximar suas obras ao Maximo do real. São observados nas esculturas nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos. A