Arte grega
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
ARTE DA CIVILIZAÇÃO GREGA
Porto Alegre, 07 de junho de 2010.
1. Formação da Civilização Grega
Na região sudoeste da Europa, formando a extremidade meridional da península balcânica, situa-se a Grécia, país de tanta fama e grandeza nas páginas das grandes civilizações. Há mais ou menos 1.500 anos a.C. desenvolveu-se na Península Balcânica a Civilização Grega a mais importante da Antigüidade e também a mais influente de toda a história.
Os próprios gregos ignoravam a sua origem e procuravam explicá-la através de lendas maravilhosas (os mitos). Na verdade, porém, a Grécia foi habitada, em tempos muito distantes, por povos de origem mediterrânea a que se dá o nome de pelasgos. Mais tarde, o país foi invadido por povos arianos – Aqueus e dórios principalmente – os quais acabaram por se mesclar e deram origem aos helenos (gregos). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde os primeiros Jogos Olímpicos em 776 a.C. até a morte de Alexandre, o Grande em 323 a.C.
Em virtude disso, a história da Grécia divide-se nos seguintes períodos:
Pré-Homérico
Homérico
Arcaico
Clássico
Período Pré-Homérico: séculos XX-XII a.C.
Caracterizado pelo povoamento dos povos indo-europeus.
Período Homérico: séculos XX-VIII a.C. Caracterizado pela formação dos genos, que eram pequenas comunidades dirigidas por um chefe político, o basileu. Com o crescimento da população dos genos, as terras tornaram-se poucas para a agricultura e muitos abandonaram a região, gerando a desintegração do sistema. Ao saírem, dirigiam-se para as colônias do Norte da África, Sul da Itália, França e Espanha.A todas essas localidades, deu-se o nome de Mundo Grego.
Período Arcaico: séculos VIII-VI a.C. Caracterizado pela formação das cidades-estados, assim denominadas porque tinham governo e economia independentes. Seus governantes, segundo o costume da democracia grega, podiam ser escolhidos pelo povo.
Período Clássico: séculos