Arte engajada - guernica
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTÉTICA
Docente: Profª Ms. Helena Zoraide Pelacani Almada
Violência expressa em arte
Conceitua-se arte engajada como a arte que influencia no processo de formação e transformação de indivíduos e comunidades. Está relacionada à política e compromete-se à análise crítica e protesta diante das circunstâncias presentes em uma sociedade afetada pelo poder, pelas guerras e pela exploração e se apresenta em obras de caráter contestatório, levando mensagens de indignação e apelo social.
A obra de arte do pintor Pablo Picasso intitulada “Guernica” (1937) é um exemplo de arte engajada. A obra refere-se ao bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, na Espanha, realizado por aviões alemães comandados pelo ditador Francisco Franco, sob o controle de Adolf Hitler.
Picasso, ao utilizar apenas cores como o preto, o branco e tons de cinza (cores que lembram desespero e morte), demonstra em sua tela um sentimento de repúdio ao ataque e à violência realizados contra a pequena cidade espanhola. Ao estilo cubista, o pintor reproduz a população sendo atingida pelo bombardeio e a destruição de uma cidade, retratando isto em imagens que impressionam quem as observam, como pessoas mortas ao chão; uma mulher segurando uma criança; uma pessoa gritando em desespero e, ao fundo, vê-se um clarão, que representa a explosão de uma bomba.
Em sua pintura, Picasso recorre à dramaticidade visual e revela a violência de modo irreal, porém exprime a realidade e a agonia vivida pelas pessoas no período da guerra, o que transforma a obra “Guernica” em uma obra universal, que retrata o impacto provocado por toda e qualquer guerra em uma sociedade vítima dos ataques políticos, sociais e