Arte-Educação e Movimento
AULA 1- ATIVIDADE (2,0).
Vivemos em um século extremamente agitado em meio às novas tecnologias, entre outros fatores, fazendo com que diferentes desafios surjam a todo momento. Vocês percebem que o homem contemporâneo é, metaforicamente, um robô manipulado pelas exigências do mercado de trabalho deixando de lado os principais fundamentos do ser humano: o homem que ama; que se estressa; que se articula; que sente; que dança; que canta; que se decepciona; que chora; que sorri e que, na maioria das vezes, não sabe, ou não tem como exteriorizar o que está sentindo?
Baseado no texto e na aula estudada, fale com suas palavras como você acredita que a arte pode (ou não) interferir para a formação dos sujeitos contemporâneos, e de que maneira isto trará (ou não) benefícios. Faça um texto com no mínimo 8 linhas.
A arte como forma de manifestação cultural, possibilita ao ser humano vivenciar a sua humanidade, no sentido de expor suas emoções, seus anseios e convicções, e acima de tudo, compreender o que o outro quer dizer através da arte. O mundo capitalista exige que os seres humanos se assemelhem mais a máquinas do que a homens, vedando assim, na maioria das vezes a livre iniciativa e manifestação, que são concepções naturais do ser humano. A arte por sua vez, exterioriza a humanidade das pessoas, resgatando e estimulando a liberdade, interferindo assim diretamente na formação de sujeitos, uma vez que o indivíduo precisa estar apto a modificar a realidade a qual está inserido, tornando-o mais sensível aos problemas sociais vivenciados por ele próprio.
A arte faz com que o indivíduo perceba a diversidade cultural a sua volta e se insira nessa cultura, fazendo o perceber que suas ações interferem diretamente na sociedade a qual se insere, portanto, leva o ser humano a se tornar um cidadão atuante, respeitando sempre a diversidade existente.