arte de viver
Para realizar este experimento precisaremos de:
Agua
Gelo
Prato
Lanterna lâmpada da luz amarela
Como fazer a experiência: Enchemos o copo de gelo (a maior quantidade de cubos que couberem) e depois completamos com água até a borda do copo. Quase até derramar. Então é só ligar a lanterna e deixá-la bem próximo do copo. A lanterna representa o sol, o gelo representa os icebergs e placas dos polos norte e sul. A água é como se fosse os oceanos.
O que acontece: O copo transborda. A água proveniente do derretimento das geleiras - gelo - ocupa um espaço maior do que o copo pode comportar. Comparando com o efeito estufa, o derretimento das geleiras vem provocando o aumento do nível dos oceanos. Daí a importância de nos preocuparmos hoje com os efeitos do aquecimento global. No futuro, cidades podem desaparecer embaixo d'água devido ao aumento do nível dos oceanos.
te (1991), sugere trabalhar com todos os alunos de uma mesma turma, apresentando um problema desafiador, real e interessante, e que não seja resolvido diretamente por um ou mais algoritmos. O autor recomenda que deve ser dado um tempo razoável para que os alunos leiam e compreendam o problema. Outros aspectos recomendados são: (a) Facilite a discussão entre eles ou faça perguntas para esclarecer os dados e condições do problema e o que nele se pede. (b) Procure certificar-se de que o problema está totalmente entendido por todos. (c)
Lembre-se de que uma das maiores dificuldades do aluno ao resolver um problema é ler e compreender o texto. (d) Em seguida, dê um bom tempo para os alunos trabalharem no problema, porque a resolução não pode se transformar numa competição de velocidade, e elas precisam muito mais de tempo para pensar e trabalhar no problema do que de instruções específicas para resolvê-lo. (e) Procure criar entre os alunos um clima de busca, exploração e descobertas, deixando claro que mais importante que obter a resposta