Arte Da Guerra
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
Administração Pública
Adriana Maria dos Santos
Kênia Cristina de Deus Oliveira Caixeta
Mauro Alexandre Caixeta
Talita Silvia Alves Martins Teles
ECONOMIA BRASILEIRA
ADMINISTRAÇÃO / 2010
TUTORA PRESENCIAL: LOYANE CAIXETA CALAZANS
POLO: LAGAMAR
Introdução
O Brasil passou por um grande desenvolvimento econômico durante o período pós-guerra, mas posteriormente, o quadro se reverteu e durante vários anos, ele não recebeu investimentos estrangeiros por causa da instabilidade econômica. Mas ouve algumas medidas para fortalecer essa economia como o PAEG e a estabilidade política, o Brasil voltou a crescer com taxas bem altas. Nesse período se destacou três variáveis a inflação, a desigualdade e o desemprego que afetaram o desenvolvimento capitalista do país.
1 - Analise as principais características do PAEG para o processo de fortalecimento da economia brasileira no período militar.
O PAEG (PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO) foi instituído pelo governo Castelo Branco e vigorou no período de 1964 a 1966. Durante seu período de implantação, foi reativado o órgão do poder executivo encarregado do planejamento, o Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. O PAEG teve grande sucesso no combate à inflação, cuja taxa de juros reduziu de 85,6% em 1964, para 25,2% em 1968.
Seus objetivos primordiais eram:
* Acelerar o ritmo do desenvolvimento econômico,
* Conter progressivamente o processo inflacionário,
* Atenuar os desníveis econômicos setoriais e regionais
* Assegurar oportunidades de emprego,
* Corrigir a tendência a déficits descontrolados do balanço de pagamentos.
Castelo Branco e seus ministros Roberto Campos e Octavio Gouvêa de Bulhões consideraram que a inflação se originava no excesso de demanda. Consideraram ainda que o controle inflacionário e as formas de conviver com a inflação seriam pré-condições