Arte da guerra
Se você acaba de contratar uma transportadora, ou quer avaliar o desempenho de sua atual, seguem 10 idéias para que você obtenha dados objetivos. Faça uma tabela, dando uma nota de 1 a 10 em cada um dos aspectos, e dê também um peso para cada item (de acordo com suas prioridades). Desta forma, multiplicando o peso pela nota e somando todos os itens, você terá uma avaliação final da transportadora.
Esta avaliação tem 2 objetivos: 1. Comparar a avaliação de diferentes transportadoras. 2. Indicar à sua transportadora os pontos de melhoria e medir sua nota ao longo do tempo.
Seguem as dicas:
1. Desempenho no recolhimento: A transportadora deve cumprir seus horários de recolhimento de material. Atrasos podem causar problemas na distribuição de seu material, horas extras para seus funcionários e outros custos. As estatísticas de atraso devem ser fornecidas pela transportadora.
2. Entregas sem atraso: Da mesma forma, você deve ter dados claros sobre os atrasos nas entregas de seu material e dos impactos que são causados para seus clientes.
3. Reclamações: Entregar um material a tempo não importa muito se o material chega danificado. Qual a velocidade de solução das reclamações? Qual é a porcentagem de serviço sem reclamações? Qual é o índice de reclamações para cada um de seus clientes? Novamente, estas estatísticas devem ser fornecidas pela transportadora.
4. Exatidão no faturamento: Este item muitas vezes é deixado de lado, mas a realidade é que erros no faturamento custam tempo e dinheiro a sua empresa. A transportadora deve ter um sistema eficiente de faturamento, colhendo dados da forma mais automatizada possível e reduzindo o risco de erro humano.
5. Website interativo: Um bom indicativo do nível de serviço da transportadora é a interatividade de seu website. O ideal é que você tenha uma forma de rastrear entregas, solicitar recolhimento de material e obtenha relatórios