Arte da guerra
1. Capa
Imagem de uma gravura antiga, retirada de uma capa de livro. Em tom avermelhado, pois esta cor representa perigo e alerta.
2. Apresentação da Obra
A Arte da Guerra foi escrito por Sun Tzu cerca de 500 anos antes de Cristo.
Trata-se do ensino de estratégias de combate e táticas de guerra. Súdito do rei da província de Wu, Sun Tzu viveu em turbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e era um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.
3. Importância da Obra
Obra considerada é um clássico no mundo empresarial por que ensina como as técnicas de guerra podem nos auxiliar no dia a dia empresarial. Os ensinamentos de Sun Tzu, embora sejam de outra cultura e de uma época em que empresas basicamente não existiam, nos mostram que as técnicas de guerras podem sim ser utilizadas em nosso dia a dia. E, se bem utilizadas podem nos levar à vitória dos conflitos comerciais e também em quase todos os ramos da atividade humana.
4. Sinopse da Obra
Sun Tzu ateve-se aos pontos que são comuns a todas as batalhas.
O autor usa como ponto de partida o importante papel que a guerra desempenha na vida social, sendo a causa da desgraça dos povos. Analisa sua influência na economia e observa o quanto ela é prejudicial ao povo; como general, sabia o quanto a manutenção das tropas custava ao Estado e como a passagem das tropas aumentava a inflação nas províncias. Assim, é do interesse de todos que o conflito, quando necessário, seja resolvido de maneira sucinta, diminuindo a extensão dos danos que provoca.
A partir daí, Sun Tzu avalia que elementos devem ser levados em consideração pelo general na busca pelo êxito, salientando sempre a constante necessidade de avaliação da situação estabelecida e de planejamento do passo