Arte da administração
Problema
Começando pela brincadeira onde observo que os pais não dão tanta atenção, mais que pode ser aproveitada para ajudar seus filhos, possibilitando assim na construção de conhecimento e na vida da criança. Alem disso ao discutir o tema em um dos encontros quinzenais, percebi que esta questão precisa ser discutida, focalizando também a escola uma vez que o brincar faz parte da vida da criança, tanto no ambiente familiar como institucional.
Justificativa
Esse tema foi escolhido por uma questão pessoal, pois tenho um filho pequeno e porque trabalho na educação infantil e gostaria de entender melhor o universo infantil.
Objetivo
Esse trabalho tem por finalidade, discutir a importância da brincadeira na educação infantil, com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, como o processo facilitador de desenvolvimento. A brincadeira é importante porque através dela a criança tem liberdade de reprodução e criação: Ela se apropria de conhecimento que possibilitam na sua ação sobre o meio que vive.
Nessa primeira etapa que é a proposta do projeto. Falarei sobre o objetivo desta pesquisa, mostrando a escola a e aos pais sobre importância das brincadeiras.
Ao contrário do que muitos pais pensavam a brincadeira não é inconseqüente, ela tem sim uma finalidade, mais para o aprendizado, e lembrando que as crianças têm necessidades de brincar, sem obrigação, com liberdade de usar de sua criatividade e inventar coisas, e assim, poderão se desenvolver e ao mesmo tempo desenvolver brincando.
Na segunda etapa, relatório parcial do projeto, através de pesquisa de campo dentro da comunidade e entrevistas com os pais e responsáveis e ainda informações adquiridas em livros e instituições que se preocupam com a importância da brincadeira na educação infantil. Pretendo pesquisar a finalidade da brincadeira no aprendizado das crianças e suas necessidades de brincar.
Na terceira e ultima etapa, do relatório