Arte Criatividade e Recrea o
Arte, Criatividade e Recreação:
Passo 01º
Neste fase inicial da escola os professores começaram primeiramente a ensinar a convivencia entre os alunos e em 1 dia da semana todos levavam brinquedos.
Assim aprendi conviver, brincar e desenvolver projetos em grupo, cuidar de si, de outros e do ambiente.
Expressar-se, comunicar-se, criar e reconhecer novas linguagens e sentimentos e organizar seus pensamentos.
Assim tinha brincadeiras em grupo também individual, danças brincadeiras apartir de livros, brincadeiras cantadas em que as canções são acompanhadas de gestos.
Todas estas brincadeiras e artesanatos ajudaram no desenvolvimento motor e a linguagem o oral e o escrito.
Passo 2º
Na década de 1980, no quadro das preocupações com a abertura política e com a redemocratização do país, na luta pela construção de uma sociedade brasileira menos desigual, um conjunto de pesquisas voltou-se para compreender os fatores que impediam a efetivação de uma educação infantil de qualidade como direito de toda criança.
Naquele momento, era apontado que, sem modelos adequados para servir como referência para o trabalho pedagógico e com a ausência de uma política de formação específica para o profissional de educação infantil, a expansão do atendimento às crianças em creches e pré-escolas nas décadas de 1970 e 1980 acabou gerando no país um modelo de atendimento pobre para a pobreza, um cuidado custodial e uma educação de baixa qualidade, no sentido de propiciar poucas mudanças nas capacidades infantis.
Uma renovação, todavia, começou a se esboçar impulsionada em especial pela promulgação da nova Constituição de 1988 que incluiu a creche no sistema de ensino colocando-a com a pré-escola, no nível denominado educação infantil. Tal renovação foi influenciada por contribuições dos estudos da psicologia do desenvolvimento, da psicolingüística, da sociologia da infância, das neurociências e outras áreas do conhecimento acerca da construção da inteligência,