Arte contemporânea
- Não há relação imediata entre as formas e as cores dos objetos representados.
- Transforma manchas de cor e linhas em ideias e simbolismos subjetivos.
- O Abstracionismo geométrico, ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. O abstracionismo geométrico divide-se em duas correntes: + Neoplasticismo na Holanda + Suprematismo na Rússia
Neoplasticismo
- Defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias.
- Movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulação do que hoje se conhece por design.
- Uso apenas das cores primárias em seu estado máximo de saturação (artificial), assim como o branco e o preto.
Suprematismo (1913)
O Suprematismo foi um movimento centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo.
- Suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem.
Construtivismo
Nega a "arte pura" e procura abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista.
- A distinção definitiva entre concretismo e arte abstrata só ocorreu quando o artista suíço Max Bill, afirmou que arte concreta é usada para designar uma arte construída objetivamente em estreita ligação matemática. Essa ligação entre concretismo e matemática é notada na clara utilização de formas geométricas para a construção da obra.
- Colocar a arte a serviço da vida, em muitos casos, da Revolução Russa. A arte deixaria de