Arte cisoria
Confeções de sala
Tipos de serviços, devido ao aparato que envolve todo o seu processo pelo espetáculo que proporciona, sempre despertou um certo fascínio sobre os profissionais que o executam e sempre suscitou a atenção do cliente, que gosta de sentir a valorização de um prato exclusivo, com a atratividade de ser preparado/ confecionado na sua presença.
Este tipo de serviço é extremamente delicado e exigente, uma vez que não a margem de erro. Portanto, o profissional que tiver a responsabilidade de executar esse tipo de serviço, normalmente esta a cargo do chefe ou subchefe de mesa, terá que ter perícia, destreza, e saber fazer o suficiente para que tudo corra pelo melhor dentro das condições de segurança e Higiene, quer para os clientes, quer para si mesmo. A utilização dos temperos, condimentos e ingredientes tem que estar completamente controlados e doseados para que o resultado final não seja desastroso, assim como o tempo de cosedura.
Por outro lado, a mise en place tem que estar devidamente organizada. O sucesso deste tipo de serviço, encontra-se também muito dependente do espetáculo e do show off que o executante consegue transmitir/ proporcionar durante a preparação.
“Cozinhar não é mera ocupação, é uma arte.” Para executar esse trabalho tem que haver muito gosto pelo que se faz, tem que haver preocupação pelo que se esta a elaborar, assim como se deve ter orgulho e satisfação pelo resultado final.
Neste sentido, o profissional que executa este tipo de serviço de révhaud, não deve estar estático agitar souté e misturar os ingredientes, sem graça e sem interesse para ele ou para os clientes. Antes deve transformar esta preparação num espetáculo onde cada gesto é medido, cada ato é valorizado pela elegância dos movimentos e ostentação da preparação.
O processo de transformação não deve ser monótono, antes pelo contrário. Deve haver uma interação entre o profissional e os clientes. Deve ser facultadas aos clientes quer os ingredientes