Arte Bizantina
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística. Esta arte viveu o seu a no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclastia e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero. Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da arte bizantina que se estendeu até o fim do império no século XV.
Principais características da arte bizantina:
* Recebeu influências da cultura Greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais; * Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores; * Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
Pintura bizantina
Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas),miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.
Arquitetura
Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e