arte barroca
Caravaggio, A Ceia em Emaús, 1600-01. Dim. 140 X 195 cm. Óleo sobre tela. Galeria Nacional, Londres.
A Ceia em Emaús, causou grande polêmica na época com a igreja, apresentando um Cristo surpreendentemente “antiespiritual”, um jovem de rosto carnudo e mordaz, sem barba e sem dramaticidade. A fisionomia despretensiosa possibilita que o drama seja inerente ao episódio. Contrariando o que a igreja esperava: um cristo com a fisionomia cansada, desleixada, enfim, que causasse comoção e uma forma de chamar a atenção do expectador.
O quadro relativo ao episódio bíblico de Emaús reflete o momento em que Jesus abençoa a refeição, e se revela, de forma sobrenatural, aos seus interlocutores e provocando neles reações que vão desde o espanto (o da direita, de braços abertos), o choque (o da esquerda, que faz menção de se erguer), e o magnetismo que atrai toda a atenção (o que está em pé). observe a cesta de frutas na beirada da mesa, quase caindo. Tudo isso mostra características do barroco: gestos violentos, contrastes de luz e sombra.
Tintoretto (1515-1549), Jacopo Comin (conhecido como Tintoretto). Tintoretto nasceu na cidade de
Veneza (Itália) Ainda jovem, ganha o apelido Tintoretto, pequeno tintureiro, uma alusão ao ofício do pai, especialista em tintura de seda. A produção artística de Tintoretto foi muito grande. Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos, sempre com duas características bem marcantes: os corpos das figuras são mais expressivos do que os seus rostos e a luz e a cor tem grande intensidade. Obras em destaque: Cristo em Casa de Marta e Maria.
Cristo em Casa de Marta e Maria. 1578, de Tintoretto.Dim. 170 X 145 cm. Óleo sobre tela. Pinacoteca , Munique.
Cristo em Casa de Marta e Maria. Quando observamos essa tela, nosso olhar é dirigido por uma linha que parte da mulher aos pés de Cristo, passando pela mesa e alcançando as duas figuras ao fundo. Nessa composição em diagonal destaca-se a personagem em