Arte Barroca
R: O predomínio da emoção e não da razão, o acentuado contraste entre os tons claros e escuros (que intensificava a expressão dos sentimentos) e os temas religiosos, mitológicos e na forma de retratos. 2- Pesquise uma obra de Bernini e responda:
a) Nessa obra predominam as linhas retas ou curvas?
b) A ideia de movimento está presente na obra? De que maneira ela se manifesta?
c) É possível perceber emoções ou sentimentos nas expressões? Em caso afirmativo, como você poderia descrevê-los?
R: Obra escolhida: “O rapto de Perséfone” (1621), de Bernini.
Nessa obra são predominantes as linhas curvas. A ideia de movimento encontra-se presente na obra, se manifestando de maneira em que é possível perceber o impulso de amor que fez Hades raptar Perséfone e o movimento de rejeição dela. A mão no rosto de seu raptor (Hades, deus do inferno) escancara a antipatia, assim como o rosto com olhar para baixo que é para onde este sendo arrastada nos mostra medo. O pavor do olhar da mulher contrasta com a ternura dos dedos de Hades no dorso dela. É uma escultura repleta de agonia.
3- Pesquise a vida e obra de Caravaggio e Bernini.
R: Caravaggio- Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, Tinha apenas seis anos quando a peste bubônica matou praticamente todos os homens de sua família, incluindo seu pai. Ele cresceu contencioso e agressivo. Considerado um farrista inconsequente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Após vários anos de trabalho. Michelangelo Merisi da Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. Era um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas. Passou a envolver-se em brigas, fazer ameaças e insultos em