Arte Barroca
Apresentação do videoclip: Losing My Religion – REM
Nesse videoclipe o diretor indiano Tarsem Singh usa de todos os artifícios que caracterizam o Estilo Barroco, abusando de referências artísticas, o tenebrismo (efeito chiaroescuro), claro e escuro, utilização de atores representando adaptações de obras do pintor Caravaggio. Também utilizou referências religiosas produzidas por artistas italianos do movimento renascentistas como, Leonardo da Vinci.
Da esquerda para a direita: "Christ Et Column" e "Amor Vincit Omnia", de Caravaggio; "A Leiteira", de Johannes Vermeer; Saraswati e Bacchus Baco, divindades hindu; "The penitent Magdalene" de Guido Reni; capa do livro de Márquez, “Un Señor Muy Viejo Con Unas Alas Enormes” e "O oratório de Pascoa, de Leonardo Da Vinci. comparação com a obra prima de Caravaggio - "The Incredulity of Saint Thomas”.
Em “Losing My Religion”, Tarsem Singh é competente em adaptar os quadros pintados por Caravaggio e Leonardo Da Vinci, tornando quase reais, apesar de não haver um roteiro narrativo coeso para tais imagens. Talvez a perda da fé descrita na letra da música tenha levado o diretor a escolher o pintor italiano, visto que Caravaggio era considerado herege em sua época. O diretor utilizou várias conotações para transmitir uma mensagem, sendo possíveis diversas interpretações das obras.
O vídeo está recheado de imagens religiosas, com destaque para a figura da São Sebastião. O conceito do vídeo é baseado no conto de Gabriel Garcia Marquez, Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes, que narra a história de um anjo caído dos Céus e que é explorado pelos Homens que o exibem por dinheiro. Provavelmente o que motivou a adaptação (o próprio Michael Stipe aparece com grandes asas brancas em algumas passagens do clipe) foi a versão cinematográfica do conto, dirigida por Fernando Birri. Tarsem inspirou-se também nos quadros de Caravaggio, no que se refere aos contrastes de luminosidade que