Arte Barroca
Esfumato é um termo criado por Leonardo da Vinci para se referir a técnica de pintura em que sucessivas camadas de cor são misturadas em diferentes gradientes de forma a passar ao olho humano a sensação de profundidade, forma e volume.
Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e ou/ histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.
O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu na Itália do séc.XVII e se espalhou por outros países, na América Latina foi até ao final do séc.XVIII
As obras de pintura e escultura desse período são rebuscadas, detalhistas e expressão as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco significa “pérola irregular” ou “pérola deformada” que representa bem as características desse estilo, que são:
Assimetria: os personagens não estão distribuídos igualmente na tela de maneira que fica maior parte de figuras de um lado do que do outro.
Luz e sombra: mostram os efeitos do claro e escuro nas pinturas.
Cenas dramáticas: bastante emoção.
Resumo de conteúdo
Monograma é o entrelaçamento das letras iniciais do nome de uma pessoa mas, pode ser utilizado na composição de logotipos (letras de marcas).
Os efeitos de luz e sombra são utilizados nas pinturas para criar nas imagens efeitos de volume e espaço.
Todo objeto exposto à luz provoca uma sombra:
A Arte Barroca destaca a cor e não o formato do desenho, os temas que mais aparecem são; paisagem, natureza morta e cenas do cotidiano.
O estilo rococó é marcado por pinturas com tons claros, com linhas curvas e arabescos, é bem decorativo e a sensualidade aparece em destaque.