Arte barroca
1º - Explique por que as obras barrocas romperam com o equilíbrio e a razão, que os artistas renascentistas procuraram realizar?
As obras barrocas rompera o equilíbrio entre o sentimento e a razão de forma muito consciente; na arte barroca predominaram as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
2º - Quais são os aspectos que comprovam o predomínio das emoções e não o racionalismo renascentista nas obras barrocas?
Na arte barroca predominaram as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e diabo; céu e inferno; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismos e cristianismo; espírito e matéria.
3º - Quais são as principais características do barroco?
Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no principio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio, busca de efeitos decorativos e visuais, arquitetura e escultura, violentos contrastes de luz e sombra, pintura com efeitos ilusionistas dando-nos as vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
4º - Em que as características gerais do barroco influenciaram na arquitetura do período?
O rebuscamento da arte barroca é reflexo do dilema em que vivia o homem do seiscentismo. Daí as preferências por temas opostos: espírito e matéria; perdão e pecado; bem e mal; céu e inferno. Tudo isso gerava a preocupação com a brevidade da vida.
5º - Podemos avaliar dois aspectos de construções barrocas. Quais são?
Intensa emoção e grandeza.
6º - Quais são as principais características da pintura barroca?
Composição simétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte