Art nouveau
ART NOUVEAU
Expressão típica do espírito modernista.
O Art Nouveau é um fenômeno novo e complexo que deveria satisfazer a “necessidade de arte” de toda a comunidade.
Interessante a todos os países americanos e europeus onde se alcançou certo nível de desenvolvimento industrial, instaurando um regime cultural quase uniforme de caráter moderno e cosmopolita. Tipicamente URBANO, nasce nas capitais e se difunde para o interior. Alcança todas as categorias: urbanismo, construção civil, arte decorativa, vestuário, ornamento, etc.
Difunde-se como uma moda, com o gosto da burguesia moderna, em todas as suas camadas, variando a qualidade dos produtos.
O Art Nouveau corresponde ao “Fetichismo da Economia” - Acelerando a produção, com a indústria, acelera-se o tempo de consumo e substituição.
CARACTERÍSTICAS CONSTANTES DO Art Nouveau: 1. Temática Naturalista (flores e animais) 2. Utilização de motivos icônicos, estilizados, derivados da arte japonesa. 3. Morfologia: arabescos, preferência por ritmos curvos, tons frios, pálidos. 4. Recusa da proporção e da simetria, ritmos musicais, andamentos ondulados, sinuosos. 5. Propósito de comunicar por empatia um sentido de agilidade, leveza, elasticidade, juventude e otimismo.
DIFUSÃO DOS TRAÇOS ESTILÍSTICOS DO Art Nouveau: Revistas de arte e moda, comércio, publicidades, exposições e espetáculos.
A rápida ascensão da indústria explica os temas de liberdade expressiva, criatividade, poesia, juventude, primavera e floração. O aperfeiçoamento das máquinas permite a produção com certa precisão de objetos projetados por artistas, que às vezes apenas participavam do processo na fase final de execução.
O Art Nouveau é um estilo ornamental, acrescentando um aspecto hedonista ao objeto útil.
Ruskin: “A poesia da Arquitetura está inteiramente no ornamento”, pois apenas para além do útil surgiria um valor espiritual.
No desenvolvimento do Art Nouveau, o