art. científico
1 INTRODUÇÃO
O Balanced Scorecad e suas bases foram postas por Robert Kaplan e David Norton em artigo publicado Havard Business Review em 1992. Desde então, sua difusão e aplicabilidade em empresas, tem aumentado consideravelmente.
A proposta de Kaplan e Norton parte do pressuposto de que as empresas constroem metas estratégicas, porém não desenvolvem um sistema de acompanhamento para o dia-a-dia da empresa e dos gestores divisionais, com isso, os autores propõem um sistema simples e eficiente de acompanhamento do desempenho da estratégia da empresa.
O BSC é um sistema de gestão que tem como base os indicadores que avaliam o desempenho da empresa, transformando sua visão e estratégias em medidas e objetivos que são balanceados em quatro perspectivas, sendo : financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento, que possibilitam o monitoramento do desempenho global com a integração entre os diversos níveis organizacionais garantindo a eficiência e eficácia do negócio, com o estabelecimento de planos de ação alinhados aos objetivos da empresa, que transformarão a estratégia em ação.
Neste trabalho, será apresentado um o estudo da utilização de indicadores de desempenho, com enfoque numa empresa do setor de logística e transporte de cargas da cidade de Feira de Santana, que em meados de 2001 iniciou o processo de implantação da utilização de indicadores de desempenho, três anos depois a empresa já contabilizava mais de 1000 (mil) indicadores, devido a complexidade os gestores não conseguiam acompanhar em tempo real, o desempenho devido a dificuldade de acesso a essas informações. Para gerar indicadores a empresa dependia de uma infinidade de sistemas não integrados, informações dispersas em vários bancos de dados, planilhas, além do trabalho de vários profissionais para a extração dessas informações, compilação, e análise das