Arruda
A arruda (Ruta graveolens L.) é popularmente conhecida como arruda-fedorenta, ruta-de-cheiro-forte, arruda doméstica e arruda dos jardins é uma espécie pertencente à família Rutaceae.(Lorenzi&Matos,2002).Muito utilizada como recurso medicinal pela população em todo o Brasil (Souza et al.,2007).Se apresenta em forma de arbustos de ramos e folhas de coloração verde-azulada apresentando flores pequenas e amareladas.
É tida como planta mágica pela medicina popular, sendo utilizada pelo homem há muito tempo em rituais de proteção, principalmente em crianças contra o mal olhado, inflamações na pele, desordens menstruais, câimbras, dores de ouvido e dente. Em ensaios farmacológicos teve comprovados seus efeitos como anti-helmíntica, febrífuga, emenagoga e abortiva. (Lorenzi&Matos,2002). Nas folhas encontram-se cumarinas, flavonoides e alcaloides(arborina e graveolina).(Martins et al.,2005).Óleo essencial 1% com cerca de 88% de metilnonilcetona, furacumarinas(psoralenos,bergaptenos,xantotoxina) e taninos.(Cunha,2003)
Passível a utilização para inseticidas, por apresentar efeitos deletérios sobre algumas pragas e microrganismos e ser de fácil cultivo e aquisição (Mendes et al., 1984; Berger et al., 1998; Cáceres et al., 1998; Almeida et al., 1999; Martins et al., 2005; Leite et al., 2006).
A toxicidade de arruda já e cientificamente reconhecida, em decorrência do uso indevido e \ou erros de administração.Tem potencial tóxico teratogênico e abortivo, sendo contra indicados para gestantes e \ou lactantes. (Ruiz et al., 2008).Estudos de teratogenicidade experimental utilizando arruda confirmam sua toxicidade, mostrando que a planta possui um significativo potencial anti-infertilidade em ratas prenhez, outra investigação foi usando camundongos,