Arrow
Para a maioria dos autores, define-se a gestão financeira como um conjunto de acções e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle de todas as actividades financeiras empresariais, para que se obtenha uma maximização dos resultados económico-financeiros próprios de suas actividades operacionais, o que obriga a ter um gestor credível. 2. Qual seria a função do Gestor Financeiro?
É necessário que o gestor da área de finanças tenha conhecimento da área e um conjunto de ferramentas essenciais e informações gerenciais organizadas e eficientes para compreender o momento financeiro da empresa e tomar decisões que sejam as melhores e mais adequadas para maximizar os resultados. Portanto, uma das funções principais do gestor de finanças é aumentar o património líquido da empresa, gerando lucro líquido a partir das actividades operacionais desenvolvidas por ela.
As três funções principais do Gestor Financeiro, podem ser sintetizadas em: 1. Análise e Planeamento Financeiro: envolve a transformação dos dados contabilísticos em financeiros para que possa ser usada para orientar a posição financeira da empresa, avaliar a necessidade de aumento da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deve ser feito.
2. Gestão da Estrutura do Activo da Empresa: O Gestor Financeiro determina a composição e os tipos de activos encontrados no balanço da empresa.
A composição refere-se ao valor em dinheiro dos activos circulantes e fixos. Depois que a composição estiver fixada, o Gestor Financeiro precisa determinar níveis "óptimos" de cada tipo de activo circulante e tentar mantê-los.
Deve também determinar quais são os melhores activos fixos a serem adquiridos e saber quando os activos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados ou substituidos.
A determinação da melhor estrutura do activo para a empresa não é um processo simples, requer o conhecimento das