Arrasto
O arrasto é uma força aerodinâmica de resistência do ar oposta ao sentido do avião à medida que ele se desloca. Há muitos fatores que afetam a magnitude desta força tais como o formato do corpo aerodinâmico e sua rugosidade a viscosidade do ar, a velocidade e as diferenças de pressão atuantes na asa.
Figura 1 – Forças atuantes em uma aeronave. A ilustração mostra as forças atuantes sobre uma aeronave onde pode se observar o arrasto oposto a força de tração, que é responsável por impulcionar o avião para frente. Para se estimar o arrasto existem somente duas fontes de geração das forças aerodinâmicas que atuam sob um corpo que se desloca através de um fluido e são elas: a distribuição de pressão e as tensões de cisalhamento que atuam sobre a superfície do corpo.
Com essas fontes, portanto faz-se existir somente dois tipos característicos de arrasto, o arrasto de pressão que ocorre devido ao desbalanceamento de pressão existente sobre a superfície da aeronave, e o arrasto de atrito proveniente das tensões de cisalhamento que atuam sobre a superfície da aeronave. Todo e qualquer outro tipo de arrasto que por ventura possa ser citado é proveniente de uma dessas formas.
Tipos de arrasto.
1. Arrasto de atrito: Este tipo de arrasto está relacionado com as tensões de cisalhamento atuantes e as características da superfície do avião, sendo ela lisa ou áspera. Quanto mais lisa for, o ar se moverá de forma laminar, porém se áspera, ocorrerá um fluxo de ar turbilhonado aumentando o arrasto. Para se evitar esse tipo de problema, atualmente se utiliza na construção das aeronaves material mais liso e polido na sua área externa o que possibilita maior economia e melhor rendimento de voo.
2. Arrasto de pressão: Representa o arrasto gerado devido ao desbalanceamento de pressão causado pela separação do escoamento e está relacionado com a área, na qual o ar colide de frente, e ocorre a chamada