Arranjos familiares
Aprte 1: levantamentos de dados
Mais de duas (2000,00) famílias são beneficiadas pela bolsa escola no município de São Miguel do Araguaia-Go; sendo que 89 % são mulheres e cerca de 75% são solteiras ou viúvas e não tem companheiros.
Parte 2: Produção Textual
O cotidiano famíliar revela uma inclinação correspondente aos valores atribuidos ao grupo dominante.
Um grande desafio decorrente do contexto atual socio- econômico e político ganha uma dimensão cada vez mais complexa.algumas dessas características, apontam para a família monoparental, na qual a mulher se apresenta como responsável pela criação e sustento dos filhos.
A sociedade contemporânea, traz mudanças segnificativas no contxto familiar, organizando as famílias conforme as novas tendencias, dificultando a educação dos filhos, e subjulgando a população carente á exclusão social, afentando vários aspectos da vida, que envolvem a cmpetição e a precariedade do trabalho.
A família Contemporânea, enfrenta vãrias dificuldades relacionadas aos valores e conceitos, tradicionais, que vem sendo substituidos por novos modelos que objetivam suprir os requisitos impostos pela sociedade industrial avançada.
Com isso, a mulher vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, e ocupando o lugar de chefe de família, criando filhos sem apresença do pai e sem a ajuda de um companheiro ou da família.
Essas mudanças estão ligadas a mobilidade social, em resposta a problemas de coesão social, evidenciando as exigências de um mercado globarizado e pelos avanços tecnológicos.
É importante resaltar que nesse novo modelo de família monoparental composto pela mãe e os filhos, estes são os mais prejudicados, pois a maioria ficam em creches,algumas crianças ficam em casa e passam o dia sozinhos e em alguns casos existem crianças que cuidam dos irmaos menores.
O Governo Federal se organiza na tentativa de cumprir uma função sicial conforme as demandas sociais, com isso foram criadas