arranjos familiares
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma analise sobre a família contemporânea diante das inúmeras transformações vivenciadas pela família e sociedade ao longo dos anos. A família criou uma grande capacidade de reorganizar dando origem a diversos arranjos familiares, as famílias contemporâneas avançam além dos formatos preconcebidos, os diversos arranjos que vem se formando foge do modelo tradicional constituído por pai, mãe e filho.
Família contemporânea e caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família, abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada. É de suma importância que ambos os pais estejam juntos a seus filhos, Não no sentido da conjugalidade, dos quais se refere à família tradicional. Mas sim possam participar da vida dos filhos e cumprir a função básica da família. A sociedade hoje não se assusta, mas em lidar e aceitar diversas formas de famílias. E vem se modificando ao longo do tempo devido as grandes transformações que estamos enfrentando como a industrialização, o meio econômico, meio cultural e a urbanização que estamos vivenciando.
2 DESENVOLVIMENTO
Podemos denominar o termo família como sendo um grupo de pessoas normalmente ligado por relações de afeto ou parentesco. Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado. A família antigamente era vinculada ao conceito do casamento, constituída por pai, mãe e filhos. O pai era detentor do poder financeiro disciplinador e autoritário, deixando para segundo plano a mulher e os filhos, possuindo o poder de determinar ate mesmo sobre a vida ou morte deles, a mãe se ocupava somente de cuidar da casa, do marido e filhos, quem tentasse