Arranjo produtivo offshore
Campo Molusco* (Em analogia com o campo de mexilhão)
1ª Etapa: Número de poços e arranjo submarino da coleta
Em nosso campo foi feito um estudo prévio onde se constatou a necessidade de serem perfurados 7 poços nessa reserva.
O arranjo submarino da coleta foi feito do seguinte modo :Os poços estarão interligados, das árvores de natal molhadas (ANM’s) à plataforma PMXL-1, por um sistema de coleta composto por dutos flexíveis e rígidos e por elementos de interligação tais como: manifolds de produção e controle PLET e caixa de junção.As linhas rígidas serão interligadas ao manifold através de PLETS e Jumpers (linhas flexíveis) e ao header de produção da PMXL-1 através de risers rígidos, com auxílio de suportes e casings, instalados na jaqueta da plataforma e protegidos por defensas .O controle dos poços será feito por linhas umbilicais, amplamente utilizadas pela indústria do petróleo .Além das linhas de produção e umbilicais, o sistema de coleta também é composto por uma linha de injeção ligando a PMXL-1 ao manifold . Outro manifold é interligado através de Jumper a esse manifold , através do qual enviam linhas de injeção as ANM´s por linhas flexíveis.
Figura I : Desenho esquemático do sistema de coleta do do campo molusco
2ª Etapa: Tipo de plataforma usada, definição da LDA e localização no campo que está sendo desenvolvido.
A unidade de produção a ser utilizada será a plataforma do tipo fixa denominada PMXL-1. A lamina d’agua foi de 172m e a sua localização no campo está a 135.5 km da costa, 20 km do campo e sua posição geográfica da plataforma PMXL-1 é Lat = 24° 21’ 9.55’’ e Long =44° 22’ 56,45’’.
Figura 3: Localização da plataforma
Figura 4: Lâmina d’água
3ºEtapa: Armazenagem e escoamento do óleo e escoamento do gás para o continente.
Para a armazenagem do óleo utilizamos os navios FSO porque a plataforma fixa não dispõe da capacidade de armazenamento do óleo e seu escoamento é feito através