Arranjo físico industrial
Instituição de Ensino Superior – IES
TURMA: 509
PROFESSORA: Milena Estanislau
DISCIPLINA: Arranjo Físico Industrial
Atividade dia 05/10/2009
O artigo intitulado “Análise de perdas e proposição de melhorias na linha de produção de uma indústria vinícola” traz uma abordagem prática interessante sobre arranjo físico e perdas no processo produtivo. O artigo encontra-se disponível no xerox e no e-mail. Esa atividade deverá ser desenvolvida em grupos de 5 pessoas.
1. Leia atentamente o texto do artigo e faça uma resenha contendo os pontos mais importantes do artigo.
Resenha:
O artigo propõe uma utilização de conceitos oriundos do Sistema Toyota de Produção em empresas do setor vinícola, analisando as perdas no processo de produção, identificando assim as atividades que geram custos e não agregam valor ao produto final.
Esse artigo está subdividido em 3 seções que tratam as perdas nos sistemas produtivos, a descrição do caso e o seu estudo, e por fim a discussão sobre as perdas identificadas e as melhorias propostas.
Perdas no sistema produtivo As perdas são todas as atividades desnecessárias que geram custos e não agregam valor ao produto, e de acordo com o STP, a capacidade de produção em um sistema produtivo é dada pela soma de trabalhos e perdas.
Descrição do caso, identificação e análise das perdas e propostas de melhoria
Processo de vinificação
- Moagem da uva;
- Fermentação;
- Separação de resíduos;
- Tempo de maturação;
- Engarrafamento;
- Comercialização
Moagem Processos paralelos a vinificação
- Estocagem de garrafas e demais insumos
Linha de engarrafamento
- Transporte das garrafas para o inicio da linha é feito com auxilio da empilhadeira e a lavagem é manual. As etapas seguintes são automatizadas.
Ocorriam perdas com movimentação, devido ao percurso que as garrafas faziam para o processo de lavagem, por quebra de vasilhames durante a colocação da