Arranjo fisico
O LAYOUT CORRESPONDE AO ARRANJO DOS DIVERSOS POSTOS DE TRABALHO NOS ESPAÇOS EXISTENTES NA ORGANIZAÇÃO, ENVOLVENDO, ALÉM DA PREOCUPAÇÃO DE MELHOR ADAPTAR AS PESSOAS AO AMBIENTE DE TRABALHO, SEGUNDO A NATUREZA DA ATIVIDADE DESEMPENHADA, A ARRUMAÇÃO DOS MÓVEIS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E MATÉRIAS-PRIMAS (distribuição física dos elementos em determinado espaço).
ALGUNS OBJETIVOS: - OTMIZAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PESSOAL NAS DIVERSAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS (provoca tanto o bem estar quanto o rendimento das pessoas); - RACIONALIZAR A DISPOSIÇÃO FÍSICA DOS POSTOS DE TRABALHO, APROVEITANDO TODO O ESPAÇO ÚTIL DISPONÍVEL; - MINIMIZAR A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS, PRODUTOS, MATERIAIS E DOCUMENTOS DENTRO DA AMBIÊNCIA ORGANIZACIONAL (buscar a economia de tempo, que leva também a uma redução de custo). DEVE-SE ATENÇÃO NAS: UNIDADES INDUSTRIAIS = PRODUTOS E REGIME DE PRODUÇÃO. ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS = NATUREZA DO TRABALHO, VOLUME E FLUXO DE PAPÉIS.
PROJETO DE LAYOUT LEVANTAMENTO = REUNIR E ANALISAR A DOCUMENTAÇÃO RELATIVA AO SISTEMA EM ESTUDO – PLANTAS DAS ÁREAS E INSTALAÇÕES; VOLUME DE PEÇAS FABRICADAS OU PROCESSOS EM ANDAMENTO; FLUXOS DE TRABALHO E OS
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS (utilizam-se questionários, entrevistas e observação pessoal); CRÍTICA DO LEVANTAMENTO = SÃO EXAMINADAS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA SE ATINGIR OS OBJETIVOS; SÃO CONFRONTADOS OS FLUXOS DA SITUAÇÃO ENCONTRADA COM OS FLUXOS DOS MANUAIS E REGULAMENTOS – UTILIZA-SE O FLUXOGRAMA. PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO = É FEITA UMA RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS E MÉTODOS DE TRABALHO; REALIZA-SE UM DESENHO EM ESCALA DO ESPAÇO CONSIDERADO (ENVOLVENDO AS ÁREAS CONSIDERADAS). CRÍTICA DO PLANEJAMENTO = FASE EM QUE, UMA VEZ ENCONTRADAS AS SOLUÇÕES JULGADAS ÓTIMAS, ESSAS DEVERÃO SER OBJETO DE NEGOCIAÇÕES COM OS USUÁRIOS DO NOVO LAYOUT (SUPERVISORES E/OU EXECUTORES DO TRABALHO) – A OPINIÃO DOS USUÁRIOS REFORÇA E FACILITA A IMPLANTAÇÃO DE MUDANÇAS.