ARRANJO FISICO
Arranjo Físico
(Layout)
Arranjo físico (layout)
Arranjo Físico (Layout)
–1–
1
2
Introdução
• O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação;
• Definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. 3
Introdução
• Em todo o planejamento de arranjo físico, irá existir sempre uma preocupação básica: tornar mais fácil e suave o movimento do trabalho por meio do sistema, quer esse movimento se refira ao fluxo de pessoas ou materiais. 2
4
Introdução
• Planejar o arranjo físico de uma certa instalação significa tomar decisões sobre a forma como serão dispostos, nessa instalação, os centros de trabalho que aí devem permanecer;
• Um centro de trabalho é qualquer coisa que ocupe espaço: um departamento, uma sala, uma pessoa ou grupo de pessoas, máquinas, equipamentos e etc.
5
Três motivos que tornam importantes as decisões sobre arranjo físico
Elas afetam a capacidade da instalação e a produtividade das operações: uma mudança adequada no arranjo físico pode muitas vezes aumentar a produção que se processa dentro da instalação, usando os mesmos recursos que antes, exatamente pela racionalização no fluxo de pessoas e/ou materiais.
1)
3
6
Três motivos que tornam importantes as decisões sobre arranjo físico
Mudanças no arranjo físico podem implicar no dispêndio de consideráveis somas de dinheiro, dependendo da área afetada e das alterações físicas necessárias nas instalações, entre outros fatores.
2)
7
Três motivos que tornam importantes as decisões sobre arranjo físico
As mudanças podem representar elevados custos e/ou dificuldades técnicas para futuras reversões; podem ainda causar interrupções indesejáveis no trabalho. 3)
4
8
Questões Estratégicas
•
O layout tem muitas implicações práticas e estratégicas. Alterar