Arraial de Belo Horizonte
A quinta cidade mais rica do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, segundo o IBGE, Belo horizonte. Uma cidade marcada pela união do tradicionalismo e contemporâneo, com sina de vários pontos turísticos e paisagens exuberantes, com as impressões deixadas por ser uma cidade alegre e acolhedora.
A primeira cidade planejada, cercada pela serra do curral, nos transmite uma beleza generosa e sem igual. A capital mineira conta com dezenas de praças, maioria com bom estado de conservação, ruas arborizadas, com belos jardins. Alem da beleza diferenciada, Belo Horizonte respira cultura, arte, boemia e gastronomia, que torna a cidade atrativa para qualquer pessoa que conheça e que queira conhecer.
História:
Localizada na região sudeste de Minas Gerais, a futura cidade de Belo Horizonte, nasceu nos primeiros anos do regime republicano, quando os setores da elite agro-exportadora assumiram o poder político. Em Minas, grupos emergentes ligados a cafeicultura da Zona da Mata e Sul de Minas, assumiram a bandeira da mudança da capital, contra os interesses consolidados na região mineradora, em processo de estagnação e decadência econômica. A solução veio com a escolha do Arraial do Curral Del Rei, que ajudou a fazer um pacto de compromisso entre os dois grupos da elite mineira.
Pelo Presidente Afonso Pena, o impasse foi resolvido, no qual os representantes da região mineradora não queriam a mudança, enquanto as novas forças políticas pugnavam pela transferência para a Várzea do Marçal, na Zona da Mata.
Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, com o nome de Cidade de Minas Gerais e passou a ser chamada de Belo Horizonte em 1901, sendo planejada para ocupar somente a área interna a Avenida Contorno.
A criação da cidade foi planejada e construída pelas elites do Estado para ser a capital política e administrativa, foi concebida sob a égide da ideologia republicana. Fortemente influenciada pelas idéias