Arquuitetos 01
5029 palavras
21 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESCCampus de videira
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
LUANA LEMES
MONIQUE ANDRADE
TRABALHO DE PESQUISA
Videira, SC
2014
LUANA LEMES
MONIQUE ANDRADE
TRABALHO DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa do Curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Campus de Videira, como requisito parcial para aprovação no componente curricular DESENHO ARQUITETONICO II.
Orientador: JULIANA AP. BIASI
Videira, SC
201
Arquitetos como referência
1. Lina Bo BardI
O Brasil é meu país duas vezes!” Lina Bo Bardi Achillina Bo ou Lina Bo Bardi como é conhecida, foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo
É responsável por inovações estéticas importantes na arquitetura nacional, entre elas o desenho arrojado, o uso de novos revestimentos, como concreto ou tijolo aparentes, e a exposição de fiações e conexões.
OBRAS
1.1 MUSEU DE ARTE MODERNA
O edifício sede do museu, com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros.
Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.
Foram 12 anos entre projeto e execução. Lina trabalhou sob uma condição imposta pelo doador do terreno à prefeitura de São Paulo: a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada, através do vale da avenida 9 de Julho.
1.2 A CASA DE VIDRO
Projetada e construída pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, a Casa de Vidro foi casa da própria arquiteta e também a primeira residência a ser construída no Jardim Morumbi em 1951. Os quartos e as dependências de serviço estão localizados na parte térrea da casa, mas