arquivologia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS – CCBSA
CURSO DE ARQUIVOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR:
DOCUMENTOS DIGITAIS
PERÍODO:
2013.2
PROFESSOR:
JOSEMAR
TURMA:
P.6 NOITE
ALUNO:
DÁRIO VENCESLAU ALVES
RESUMO
Introdução à Preservação Digital
Conceitos, estratégias e atuais consensos.
Miguel Ferreira
Podemos observar que nos dias atuais uma parte significativa da produção documental é realizada com o auxílio de ferramentas digitais, esse fenômeno vem ocorrendo por diversos motivos tais como; a simplicidade com que o material digital pode ser criado, a rapidez com que esse material pode é disseminado através das modernas redes de comunicação entre outros.
No entanto, nos deparamos com situações não agradáveis, como é o caso da obsolescência, tanto do hardware como do software, esse fato a história tem nos revelado, como é o caso do formato VHS (vídeo home system), do famoso disquete de 3.5 polegadas, que com a inserção de novas tecnologias acabaram-se por sair totalmente do mercado, em relação aos software é bastante comum encontrarmos aplicações capazes de carregar ficheiros produzidos por versões anteriores dessa mesma aplicação, porém essa capacidade vai além das duas versões precedentes. Esse trabalho vem esclarecer e nortear os seus leitores acerca dessas problemáticas.
Definiremos preservação digital o conjunto de procedimentos ou processos responsáveis por garantir o acesso continuado a longo prazo à informação existente em formatos digitais, essas definição engloba tanto a informação nascida em ambiente digital como os digitalizados. O modelo OAIS tem seu maior objetivo identificar os componentes funcionais que deverão fazer parte de um sistema de informação dedicado à preservação digital, esse modelo ainda descreve as interfaces internas e externas do sistema, o OAIS foi aprovado como modelo tornando-se uma norma internacional em 2003