arquivo
2. (Unesp) As agitações sociais e políticas vivenciadas pelos atenienses no Século VI a.C. colocaram em evidência certos legisladores e tiranos. Indique duas contribuições de Sólon para atenuar os conflitos.
3. (Unesp) "O escravo torna possível o jogo social, não porque garanta a totalidade do trabalho material (isso jamais será verdade), mas porque seu estatuto de anticidadão, de estrangeiro absoluto, permite que o estatuto do cidadão se desenvolva; porque o comércio de escravos e o comércio simplesmente, a economia monetária, permitem que um número bem excepcional de atenienses sejam cidadãos." (Pierre Vidal-Naquet, TRABALHO E ESCRAVIDÃO NA GRÉCIA ANTIGA.)
Esse desenvolvimento paralelo da escravidão e da cidadania obrigou os atenienses a realizarem sucessivas reformas políticas.
Discorra sobre o papel de Clístenes nesse processo.
4. (Unicamp) Para a historiadora francesa J. Romillys, a Guerra do Peloponeso foi o "suicídio profundo da Grécia das Cidades".
a) O que foi a Guerra do Peloponeso?
b) Por que a autora afirma que a guerra foi o "suicídio" das cidades-Estado gregas?
GABARITO
1. Caracterizavam-se pela prática da escravidão e da autonomia política, administrativa, econômica e social. Destacam-se Atenas e Esparta.
2. Sólon retirou os privilégios dos primogênitos e limitou as exportações de cereais, incentivou o comércio e acabou com a escravidão por dívidas.
3. Legislador grego que chegou ao conceito de democracia apesar de restrita a menos de 10% dos atenienses.
4. a) Conflito entre cidades-estado gregas (Atenas e Esparta).
b) Conflito fraticida enfraquecendo a Grécia e facilitando a conquista externa.
RESUMO
Número das questões: documento banco fixo
1 927 6303
2 177 1723
3 82 1014
4 154 1374