arquivo
02 – Qual foi o principal determinante para a confluência das vertentes ambientalista e economicista?
Deveu-se principalmente ao avanço da crise ambiental, por um lado, e ao aprofundamento dos problemas econômicos e sociais para a maioria das nações.
03 – O que é a Agenda 21?
É um plano abrangente de ação para o desenvolvimento sustentável no século XXI, que considera a complexa relação entre o desenvolvimento e o meio ambiente numa variedade de áreas.
04 – Qual o diferenciador entre desenvolvimento sustentável e eco desenvolvimento?
O fator diferenciador entre eco desenvolvimento e desenvolvimento sustentável reside a favor deste último quanto à sua dimensão globalizante, tanto desde o lado do questionamento dos problemas ambientais como desde a ótica das reações e soluções que são formuladas pela sociedade.
05 – O que representa a Rio 92, dentro do contexto de adoção do conceito de desenvolvimento sustentável?
A proteção do meio ambiente, o desenvolvimento social e econômico.
06 – Quais as causas básicas que provocam atividades ecologicamente predatórias?
O desequilíbrio acelerado na apropriação e uso dos recursos e do capital ecológico, A estrutura desigual no acesso e distribuição dos recursos do planeta.
07 – Qual o caminho, segundo o texto, para a adoção dos conceitos do desenvolvimento sustentável?
A noção de sustentabilidade implica uma necessária inter-relação entre justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a necessidade de desenvolvimento com capacidade de suporte, o grande desafio que se coloca é, por um lado, gerar empregos com práticas sustentáveis e, por outro, fazer crescer o nível de consciência ambiental.
08 – Qual o contexto dos municípios brasileiros em