arquiteturas paralelas
1. Classifique um servidor com 2 processadores Pentium (máquina dual) segundo a classificação de Flynn.
Pode ser classificado como MIMD (Multiple Instruction Multiple Data).
2. A sobreposição temporal de instruções é a base do funcionamento de que tipo de arquitetura?
São as arquiteturas pipeline, em que existe uma sobreposição na execução temporal dos vários estágios que compõem uma instrução.
3. Quais os mecanismos de comunicação empregados entre processadores em arquiteturas MIMD de memória compartilhada e nas de memória privada?
Explique.
A diferença essencial entre elas é que, em um multiprocessador, existe um único espaço de endereçamento, o qual é compartilhado por todos os processadores, como no exemplo de um microcomputador Pentium Dual, em que existem dois processadores que se comunicam através da memória comum. Já nos multicomputadores, cada máquina tem sua própria memória, e os processadores se comunicam através da troca de mensagens. Um exemplo é uma rede de microcomputadores interconectados através de um barramento Ethernet ou de uma chave de interconexão. Pode-se resumir a classificação de máquinas, quanto ao tipo de acesso à memória, em:
• Multiprocessadores - Memória Compartilhada;
• Multicomputadores - Memória Privada.
4. Como você mediria o desempenho comparativo entre dois computadores com arquiteturas paralelas?
A forma mais correta de medir o desempenho entre máquinas seria empregar programas-padrão que serão rodados nas máquinas objeto da comparação. Essa técnica é conhecida por Benchmarking. Portanto, Benchmarks são programas ou conjuntos de programas de teste, representativos de uma dada aplicação, que são empregados para medir o desempenho de computadores.
5. Explique o funcionamento de arquiteturas que possuem uma concorrência de recursos assíncrona. Dê dois exemplos.
O terceiro tipo de concorrência, o Paralelismo Espacial Assíncrono, é encontrado nos multiprocessadores,